A Apple revelou um novo design para os iPhones. Confira todas as novidades que chegam com o iOS 26.
- Igor
- 11 de jun. de 2025
- 4 min de leitura
Apple redesenha o iOS pela primeira vez em mais de uma década
Depois de mais de dez anos, a Apple está lançando um redesenho completo do iOS, o sistema operacional que equipa o iPhone.
O iOS 26 (explicaremos o novo esquema de nomes abaixo) traz um visual que a Apple batizou de Liquid Glass. Prepare-se para interfaces com camadas transparentes e controles que se adaptam dinamicamente ao que você está fazendo no aparelho. Esse novo design também será aplicado a iPads e Macs.
Vale destacar que o iOS 26 só esteja disponível para download no próximo outono,
Novos nomes para os sistemas operacionais da Apple
Se você ficou confuso com o salto do iOS 18 para o iOS 26, não está sozinho. A Apple decidiu que, a partir de agora, os sistemas iOS, iPadOS, macOS e os demais serão nomeados pelo ano seguinte ao lançamento, adotando um modelo semelhante ao usado pela indústria automotiva, que identifica seus modelos pelo ano.
Ou seja, a versão apresentada na WWDC é o iOS 26, e a que será lançada no próximo outono será chamada de iOS 27.
Já o macOS mantém sua tradição de nomes relacionados a locais da Califórnia — e o macOS 26 será chamado Tahoe.

Um iPhone mais elegante e translúcido
Desde o lançamento do iPhone, em 2007, o design do iOS buscava inspiração em objetos reais: ícones como o do YouTube pareciam televisões antigas, a dock tinha textura metálica, e materiais como madeira e aço escovado marcavam presença.
Em 2013, com o iOS 7, a Apple mudou para um design mais plano e minimalista. Agora, no iOS 26, a Apple cria um meio-termo, combinando a tangibilidade do design antigo com a clareza e simplicidade moderna, dando origem ao Liquid Glass.
Os menus apresentam um visual fosco e iluminado, com cores sutis, elementos arredondados e sensação de profundidade. O toque “líquido” aparece quando menus e botões respondem ao seu toque, às vezes se desdobrando em novos controles. O novo visual funciona nos modos claro, escuro e em um modo totalmente claro com transparências.
Esse design será padrão em todos os dispositivos da Apple — Macs, iPads, Apple TV e Apple Watch — marcando o primeiro redesenho unificado da empresa para toda sua linha.
Tradução e chamadas em tempo real facilitam a comunicação
O app Mensagens agora traduz textos automaticamente para o idioma do destinatário. No FaceTime, você ouve o idioma original, mas vê a tradução por escrito em tempo real. Isso funciona também para chamadas telefônicas regulares, onde ambos ouvem seu idioma preferido — mesmo que o outro usuário não tenha iPhone. (Disponível apenas para iPhone 15 Pro e posteriores, graças ao Apple Intelligence.)
A tradução em Mensagens suporta inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português do Brasil, espanhol e chinês simplificado. No FaceTime, as línguas suportadas são inglês, francês, alemão, português do Brasil e espanhol.
Tradução ao vivo é um desafio até para as maiores empresas (lembra da gafe do Google I/O?). Resta saber se a Apple vai se sair melhor nessa.
Câmera e Fotos: controles simplificados e recursos de volta
O app Câmera do iPhone ficou mais fácil de usar. Você escolhe entre foto ou vídeo na tela inicial, com outros modos acessíveis deslizando. Opções avançadas continuam disponíveis, mas mais discretas.
O app Fotos, que sofreu mudanças polêmicas no iOS 18, traz de volta a navegação por guias para bibliotecas e coleções, facilitando encontrar suas imagens.
Mensagens em grupo mais interativas
Os chats em grupo agora têm planos de fundo personalizados e enquetes para ajudar a decidir, por exemplo, onde sair ou o que fazer. Os fundos sincronizam entre iPhone, iPad e Mac, garantindo uma experiência uniforme.
Além disso, indicadores mostram quando alguém está digitando no grupo, tornando as conversas menos confusas.
Mais controle contra spam e chamadas
Mensagens pode desviar textos de números desconhecidos para uma área separada, onde você pode responder ou ignorar.
Para chamadas, o iPhone pode pedir que o chamador diga seu nome e motivo da ligação antes de fazer o telefone tocar, ajudando a evitar chamadas indesejadas.
Hold Assist evita esperas intermináveis
Se você estiver em espera ouvindo música, o iOS 26 pode detectar isso e oferecer para manter sua posição na fila, para que você possa fazer outras coisas. Quando chegar sua vez, o iPhone avisa você e informa a pessoa do outro lado.
Karaokê em casa com iPhone e Apple TV
Agora seu iPhone pode funcionar como microfone para cantar junto com o Apple Music na Apple TV, com voz amplificada pela TV e reações de emoji dos amigos. O Apple Music também exibe letras traduzidas e pronúncias na tela de bloqueio, além de capas de álbum animadas.
CarPlay redesenhado para foco na direção
O CarPlay mantém mapas e informações importantes sempre visíveis, mesmo durante chamadas ou notificações. Widgets e status de atividades ao vivo, como voos, também podem ser exibidos.
Compartilhe atualizações de voo pelo app Wallet
Cartões de embarque digitais ganharam novo design, com informações do aeroporto e compartilhamento do status do voo com amigos e familiares.
Capturas de tela ficam mais inteligentes
Ao fazer uma captura de tela, o iOS 26 oferece opções para usar a Inteligência Visual da Apple para identificar informações úteis na imagem, como detalhes de eventos, produtos ou locais.
Novo app Games unificado
O aplicativo Games organiza seus jogos, mostra títulos do Apple Arcade e facilita encontrar amigos para jogar. Um modo Desafio permite competir em placares para jogos single-player.
O app é multiplataforma, com estatísticas e convites também no macOS.
Siri mais inteligente ainda está por vir
No ano passado, a Apple mostrou uma visão para uma Siri que entende seu contexto pessoal e o que está na tela. Este ano, a empresa revelou que esses avanços ainda não estão prontos, prometendo novidades para breve.




Comentários