Anvisa proíbe azeite Vale dos Vinhedos e suspende produtos das marcas Qualitá e Marchi
- Renato Castanho
- 8 de jul. de 2025
- 1 min de leitura
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de todos os lotes do azeite extra virgem da marca Vale dos Vinhedos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (8), por meio da Resolução nº 2.524, de 4 de julho.
De acordo com a Anvisa, além de um lote do azeite (256/04/12009) apresentar resultado insatisfatório em análises laboratoriais, a empresa responsável está com o CNPJ suspenso, o que caracteriza irregularidade cadastral junto à Receita Federal.

A agência também determinou a suspensão do lote 29 do molho de alho da marca Qualitá, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar (GPA), após testes indicarem a presença de 20,4 mg/kg de dióxido de enxofre — substância que, em níveis elevados, pode afetar a saúde humana, especialmente o sistema respiratório. O lote tem validade até janeiro de 2026.
A Anvisa ordenou o recolhimento imediato do produto. Em nota, a Qualitá informou que iniciou o recolhimento em todas as lojas do país e acionou o fornecedor responsável para investigar o caso. A marca também se colocou à disposição dos consumidores para realizar a troca ou o reembolso do valor pago.
Outro produto suspenso pela agência foi a polpa de morango da marca Marchi, lote 09437-181, com validade até 1º de novembro de 2026. De acordo com o órgão regulador, foram idenficadas “matérias estranhas” no alimento durante análise laboratorial. A empresa também foi notificada a recolher o lote do mercado.




Comentários