top of page
Buscar

Em Santa Maria Maior, os cardeais prestam homenagem ao Papa enquanto o povo se une em oração

  • Igor
  • 27 de abr.
  • 2 min de leitura

Na tarde deste domingo, os cardeais reunidos nas Congregações Gerais em preparação para o Conclave visitaram o túmulo do Papa Francisco e participaram das II Vésperas, presididas pelo cardeal Makrickas. Desde as primeiras horas do dia, mais de 20 mil fiéis formaram filas para prestar sua última homenagem ao Papa, rezar diante de sua lápide e deixar flores como sinal de carinho e gratidão.


A peregrinação ao túmulo do Papa


À frente do grupo, o cardeal Santos Abril y Castelló — arcipreste emérito da Basílica e testemunha da primeira visita do então recém-eleito Papa Francisco à Santa Maria Maior, no dia seguinte à sua eleição — viveu um momento de recolhimento pessoal. Em seguida, os cardeais, individualmente ou em pequenos grupos, aproximaram-se do túmulo. Alguns se detiveram em oração silenciosa, outros rezaram uma Ave-Maria, fizeram o sinal da cruz ou registraram o momento com uma fotografia. Aqueles que puderam, ajoelharam-se por breves instantes.

Todos se reuniram, então, na Capela Paulina, próxima ao túmulo, sob o olhar sereno da imagem da Salus Populi Romani. Ali, onde o Papa Francisco esteve 126 vezes — ajoelhado nos primeiros anos de pontificado, e mais tarde em cadeira de rodas — para agradecer. Agradecia por viagens apostólicas realizadas, por cirurgias bem-sucedidas, ou simplesmente por mais um dia de missão cumprida.

Os cardeais estavam reunidos em Santa Maria Maior para a celebração das Vésperas.


ree

Diante do ícone atribuído pela tradição a São Lucas, os cardeais permaneceram reunidos em silêncio para um momento de oração. Em seguida, participaram das II Vésperas, presididas pelo cardeal arcipreste coadjutor, Rolandas Makrickas. Atrás deles, diversos grupos de fiéis se uniram à celebração. O fluxo de visitantes não cessava — assim como a fila diante dos confessionários — e, pouco a pouco, os celulares, antes voltados para o túmulo, passaram a registrar os cardeais entoando os salmos.

As preces foram conduzidas em diferentes idiomas por diversos sacerdotes, incluindo orações pelo Papa Francisco, pedindo que “o Senhor Ressuscitado o acolha na morada da luz e da paz”. A cerimônia teve duração de pouco mais de meia hora. Ao final, os cardeais deixaram a Basílica, que permanecerá aberta aos fiéis até as 22h (hora local). Esta noite será dedicada ao descanso. Amanhã, terá início uma nova Congregação Geral, dando continuidade aos preparativos para o Conclave que escolherá o 267º Sucessor de Pedro.

 
 
 

Comentários


bottom of page